A
formação de recursos humanos com capacidade de oferecer o atendimento aos
educandos especiais nas creches, pré-escolas,
escolas regulares de ensino fundamental,
é uma prioridade para o Plano Municipal de Educação.
Visto
que, a LDB/96 e outras resoluções, instituem e asseguram aos alunos currículo,
métodos, recursos e organização específica para atender às necessidades
compreendidas na educação inclusiva.
Nesse
contexto, o município na busca de superação constante, tem registrado
progressão no atendimento especializado. Mesmo num cenário desafiador. Desta
forma, via Coordenação Municipal, a
efetivação das salas do AEE em quatro escolas, o transporte específico, o atendimento itinerante, além do
envolvimento dos professores e da gestão escolar, tem demonstrado que é “ possível propor uma educação especial
democrática numa perspectiva inclusiva.”
Por
isso, contribuir com as reflexões acerca da formação docente no âmbito desse
contexto, tem sido a tônica para compreensão das questões associadas à Educação
Inclusiva, pois é objeto de justiça social, político e pedagógico, sendo uma
garantia da cidadania.
A construção
de diálogos, reflexões e pistas significativas
para a socialização de alunos com necessidades educacionais especiais na escola
regular na dimensão das dificuldades e
possibilidades, são encontrados nos momentos de Palestras, Encontros Pedagógicos, Formação
Continuada, Atendimentos com Especialistas na área das diversas deficiências que
foram requisitados pela Secretaria Municipal de Educação, entre eles,
destacamos:
ü Encontro Municipal de Educação Especial
ü Formação Continuada
ü Capacitação de Atores Sociais Públicos e
Privados e Desenvolvimento Institucional da SEAD na Implementação das Políticas
Públicas de Atenção à Pessoa com Deficiência:
“Educação e Saúde da Pessoa com
Deficiência, Braille e LIBRAS.
Olívia Ugarte - Coordenação de Educação Inclusiva e Saúde ( cidade do
Recife)
ü Capacitação para Professores que atuam na
Educação Inclusiva e Regular :
Especialistas em Psicologia
Clínica - Anthiele G. Martins e Julliene Maria Salvino Ferreira
ü Palestra /Temática “Construção de um
Sistema Educacional Inclusivo: um desafio político pedagógico”.
Professora/ Doutora Diorminda de Lima Ferraz
ü Palestra: Inclusão se Conquista com
Autonomia
Nataly Ferraz – Psicóloga - Coordenadora de Saúde Mental do Município -
ü Roda de Conversa: Pessoas com Deficiência:
o que posso fazer? Como posso atuar?
ü Sensibilização dos profissionais no
tocante aos atuais parâmetros de inclusão e acessibilidade; atuando assim na
remoção de barreiras atitudinais no tocante às pessoas com deficiência.
ü A importância da Inclusão e Autonomia dos
deficientes tendo o compromisso de toda a sociedade civil e governamental.
Público Alvo: Professores, alunos com
deficiência e família
Professora/Mestra Karla Daniele de Sá
Maciel Luz
Coordenação de Políticas de Educação
Inclusiva/Univasf
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