sexta-feira, 15 de abril de 2016

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UM DESAFIO CONSTANTE

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A formação de recursos humanos com capacidade de oferecer o atendimento aos educandos especiais nas creches, pré-escolas,  escolas regulares de ensino fundamental,  é uma prioridade para o Plano Municipal de Educação.
Visto que, a LDB/96 e outras resoluções, instituem e asseguram aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específica para atender às necessidades compreendidas na educação inclusiva.
Nesse contexto, o município na busca de superação constante, tem registrado progressão no atendimento especializado. Mesmo num cenário desafiador. Desta forma,  via Coordenação Municipal, a efetivação das salas do AEE em quatro escolas, o transporte específico,  o atendimento itinerante, além do envolvimento dos professores e da gestão escolar, tem demonstrado  que é “ possível propor uma educação especial democrática numa perspectiva inclusiva.”
Por isso, contribuir com as reflexões acerca da formação docente no âmbito desse contexto, tem sido a tônica para compreensão das questões associadas à Educação Inclusiva, pois é objeto de justiça social, político e pedagógico, sendo uma garantia da cidadania.
 A construção de diálogos, reflexões e pistas significativas para a socialização de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular na dimensão das  dificuldades e possibilidades, são encontrados nos momentos de  Palestras, Encontros Pedagógicos, Formação Continuada, Atendimentos com Especialistas na área das diversas deficiências que foram requisitados pela Secretaria Municipal de Educação, entre eles, destacamos:
  ü  Encontro Municipal de Educação Especial
  ü  Formação Continuada
 ü  Capacitação de Atores Sociais Públicos e Privados e Desenvolvimento Institucional da SEAD na Implementação das Políticas Públicas de Atenção à Pessoa com Deficiência:
       “Educação e Saúde da Pessoa com Deficiência, Braille e LIBRAS.
        Olívia Ugarte - Coordenação de Educação Inclusiva e Saúde ( cidade do Recife)
ü  Capacitação para Professores que atuam na Educação Inclusiva e Regular  :
             Especialistas em Psicologia Clínica - Anthiele G. Martins e Julliene Maria Salvino Ferreira
     ü  Palestra /Temática “Construção de um Sistema Educacional Inclusivo: um desafio político pedagógico”.
     Professora/ Doutora Diorminda de Lima Ferraz
      ü  Palestra: Inclusão se Conquista com Autonomia
           Nataly Ferraz – Psicóloga - Coordenadora de Saúde Mental do Município -
    ü  Roda de Conversa: Pessoas com Deficiência: o que posso fazer? Como posso atuar?
ü  Sensibilização dos profissionais no tocante aos atuais parâmetros de inclusão e acessibilidade; atuando assim na remoção de barreiras atitudinais no tocante às pessoas com deficiência.
ü  A importância da Inclusão e Autonomia dos deficientes tendo o compromisso de toda a sociedade civil e governamental.
    Público Alvo: Professores, alunos com deficiência e família
            Professora/Mestra Karla Daniele de Sá Maciel Luz
         Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva/Univasf







































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